O projeto Doce Harmonia foi elaborado e implantado no ano de 1996, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) em Uberlândia pelas professoras Alice Pereira Pacheco e Maria Tereza Borges Rezende e propõe um trabalho com crianças e adolescentes, hoje também com alunos da 3° idade, que com pouco tempo de aprendizagem no instrumento flauta doce são convidadas à prática de conjunto, priorizando o crescimento global do educando sem obter resultados imediatos. Além do encontro semanal, momento no qual se pratica a música em conjunto, procura-se oferecer aos integrantes do projeto oficinas de Flauta Doce na escola e mesmo em outras cidades, palestras, participações em concursos, assim como oportunidades para apresentações em público do repertório trabalhado, na Escola e comunidade.

A idéia de um projeto na área de prática de conjunto surgiu da experiência pessoal das autoras no ensino coletivo de Flauta Doce em duas escolas de ensino regular na década de 80.

A partir de 2006 o projeto Doce Harmonia, conta com a aprovação da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a participação da professora Maristela Alvim, (regente do grupo).Em 2007 foi possível realizar a gravação de um DVD, e em 2009 foram gravados em estúdio e lançados mais dois CD´s.

Em 2010 o projeto Doce Harmonia completa 14 anos de muito sucesso. Isto se deve à adesão dos alunos da área de Flauta Doce, ao entusiasmo, à dedicação das professoras envolvidas e principalmente o apoio da direção ( 1996 à 2008 ) do CEMCPC e da secretaria de Estado de Educação. O Objetivo essencial deste projeto, alcançado plenamente, é envolver o aluno com a música, com a Flauta Doce e com o Conservatório.

..

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novo CD em produção: Doce Harmonia - Flautas Sincopantes


O Grupo Doce harmonia esteve durante o ano de 2010 produzindo um novo CD, com obras e arranjos para Flautas Doces do compositor Calimério Soares, para o qual o trabalho é dedicado. O trabalho já está em fase final de produção, e conta com obras das mais variadas formações instrumentais, desde Flauta Doce solo até grupo com 8 flautas.

O compositor Calimério Soares reside atualmente em Uberlândia e está participando de todas as fases da produção, desde a concepção do projeto até as gravações.

O lançamento do CD está previsto para acontecer no dia 17 de Dezembro de 2010, no Auditório Cícero Diniz, na Câmara Municipal de Uberlândia.


Calimério Soares


É graduado em Piano e licenciado em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, doutor em música pela Universidade de Leeds (Inglaterra). Durante muitos anos, lecionou no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolveu intensa atividade como docente. Ao longo de sua carreira, dirigiu vários conjuntos especializados em música antiga e contemporânea.

Dedica-se à pesquisa musical, tendo contribuído com vários artigos, resenhas de livros e CDs sobre Órgão e Cravo, publicados em importantes revistas acadêmicas e periódicos musicais no Brasil e no Exterior.

Em junho de 2003, recebeu da Câmara Municipal de Uberlândia o título de Cidadão Honorário. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (ABE), Conselheiro do Institut fur Studien der Musikkultur des Portugiesischen Sprachraumes e. V. (ISMPS) e Sócio Honorário da Associação Pró-Música de Uberlândia.


O compositor possui extensa produção artística, sendo várias de suas obras compostas para Flautas Doces. Algumas das mais importantes são "Flautas Sincopantes", "Gavotas I e II", "Prelúdio e Fuga", "Trio Disforme" e também "Prelúdio e Allegro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário