O projeto Doce Harmonia foi elaborado e implantado no ano de 1996, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) em Uberlândia pelas professoras Alice Pereira Pacheco e Maria Tereza Borges Rezende e propõe um trabalho com crianças e adolescentes, hoje também com alunos da 3° idade, que com pouco tempo de aprendizagem no instrumento flauta doce são convidadas à prática de conjunto, priorizando o crescimento global do educando sem obter resultados imediatos. Além do encontro semanal, momento no qual se pratica a música em conjunto, procura-se oferecer aos integrantes do projeto oficinas de Flauta Doce na escola e mesmo em outras cidades, palestras, participações em concursos, assim como oportunidades para apresentações em público do repertório trabalhado, na Escola e comunidade.

A idéia de um projeto na área de prática de conjunto surgiu da experiência pessoal das autoras no ensino coletivo de Flauta Doce em duas escolas de ensino regular na década de 80.

A partir de 2006 o projeto Doce Harmonia, conta com a aprovação da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a participação da professora Maristela Alvim, (regente do grupo).Em 2007 foi possível realizar a gravação de um DVD, e em 2009 foram gravados em estúdio e lançados mais dois CD´s.

Em 2010 o projeto Doce Harmonia completa 14 anos de muito sucesso. Isto se deve à adesão dos alunos da área de Flauta Doce, ao entusiasmo, à dedicação das professoras envolvidas e principalmente o apoio da direção ( 1996 à 2008 ) do CEMCPC e da secretaria de Estado de Educação. O Objetivo essencial deste projeto, alcançado plenamente, é envolver o aluno com a música, com a Flauta Doce e com o Conservatório.

..

quinta-feira, 30 de junho de 2011

V Encontro Nacional de Flauta Doce - Tatuí/SP











Olá a todos, gostaríamos agora de relatar a nossa participação no V Encontro Nacional de Flauta Doce, que ocorreu simultaneamente ao II Encontro de Performance Histórica, na cidade de Tatuí - SP.

O encontro foi realizado pelo Conservatório de Tatuí nos dias 22 a 26 de junho, sob a organização de Débora Ribeiro, Selma Marino e José Carlos Pires Júnior, comissão esta que se mostrou extremamente bem organizada e atenciosa. Agradecemos a todos os funcionários do Conservatório, do alojamento e também a todos os que nos receberam tão bem na bela cidade.

Os participantes do grupo Doce Harmonia que participaram do evento foram a professora Alice Pacheco, e os flautistas Romes Jorge, Rafael Augusto, Ana Carolina de Oliveira e Josiane Macedo. Eles apresentaram o relato de experiência sobre o grupo, contando sobre a produção dos três CDs do conjunto e compartilhando suas experiências de ensino coletivo.

As aulas de Flauta Doce foram ministradas pela professora portuguesa Lisete da Silva, durante o período da manhã (09:00 até 12:00). As aulas foram individuais e cada aluno teve meia hora para tocar e aprender com a excelente professora. Lisete se mostrou uma grande flautista e também exímia professora, com sua linguagem simples e didática, e também com sua objetividade e seu bom humor. Todos os flautistas, independentemente do nível de habilidade e do tempo de estudo, foram capazes de aprender e aproveitar as aulas ao máximo.

Durante a tarde ocorreram os ensaios da Orquestra do Festival, regida pelo flautista Ricardo Kanji. Os ensaios eram abertos aos participantes, que puderam assistir e aprender com o grande professor e regente. Durante as tardes ocorreram também as sessões científicas do evento, que contaram com belos trabalhos e pesquisas, apresentados para todos os inscritos. Foram divulgadas pesquisas de vários aspectos, desde práticas educacionais e didáticas como pesquisas específicas e aprofundadas sobre a música antiga.

Houveram durante as noites concertos maravilhosos, que encerraram os dias com grande satisfação e inspiração. Foram belas performances dos grupos Sopro Novo, Trio Spirituoso, grupo dos professores, grupo Flautarium (UFRGS, sob direção da prof. Lúcia Carpena), sem falar no concerto dos alunos que foi surpreendente e descontraído.

O encontro também foi marcado por grandes presenças, as quais pudemos conhecer e entrar em contato. Foi um prazer para nós reencontrar os flautistas David Castelo, Lúcia Carpena, Cláudia Freixedas, Cristal Veloso, Daniele Cruz, Ricardo Kanji, dentre outros. Foi maravilhoso também poder conhecer grandes artistas como a Prof. patrícia Michelinni, Lisete da Silva, os integrantes do Quintaessentia Quarteto, os professores do curso e os alunos que dividiram conosco o feriado prolongado.

Em termos gerais o encontro foi muito produtivo e agradável, pudemos aprender muito e compartilhar muitas experiências. Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que muitos como este ainda ocorram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário