O projeto Doce Harmonia foi elaborado e implantado no ano de 1996, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) em Uberlândia pelas professoras Alice Pereira Pacheco e Maria Tereza Borges Rezende e propõe um trabalho com crianças e adolescentes, hoje também com alunos da 3° idade, que com pouco tempo de aprendizagem no instrumento flauta doce são convidadas à prática de conjunto, priorizando o crescimento global do educando sem obter resultados imediatos. Além do encontro semanal, momento no qual se pratica a música em conjunto, procura-se oferecer aos integrantes do projeto oficinas de Flauta Doce na escola e mesmo em outras cidades, palestras, participações em concursos, assim como oportunidades para apresentações em público do repertório trabalhado, na Escola e comunidade.

A idéia de um projeto na área de prática de conjunto surgiu da experiência pessoal das autoras no ensino coletivo de Flauta Doce em duas escolas de ensino regular na década de 80.

A partir de 2006 o projeto Doce Harmonia, conta com a aprovação da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a participação da professora Maristela Alvim, (regente do grupo).Em 2007 foi possível realizar a gravação de um DVD, e em 2009 foram gravados em estúdio e lançados mais dois CD´s.

Em 2010 o projeto Doce Harmonia completa 14 anos de muito sucesso. Isto se deve à adesão dos alunos da área de Flauta Doce, ao entusiasmo, à dedicação das professoras envolvidas e principalmente o apoio da direção ( 1996 à 2008 ) do CEMCPC e da secretaria de Estado de Educação. O Objetivo essencial deste projeto, alcançado plenamente, é envolver o aluno com a música, com a Flauta Doce e com o Conservatório.

..

domingo, 9 de outubro de 2011

Doce Harmonia no Uruguai!






Olá a todos, é com muita alegria que o Grupo Doce Harmonia divulga sua participação em dois eventos musicais no Uruguai.


Dia 13 e 14 de outubro acontecerá na cidade de Piriápolis o "Primer Encuentro de Flauta Dulce de Escuelas de Música", que contará com a presença de alunos, professores, entusiastas e conhecedores da Flauta Doce. Serão realizadas discussões, concertos e oficinas para os flautistas presentes, incluindo dois concertos do Grupo Doce Harmonia, que apresentará a música brasileira para os participantes.



Nos dias 15 e 16 de outubro haverá em Montevidéu, a capital uruguaia, a "Primera Jornada Instructiva - La Flauta Dulce y su Técnica". Durante todo o dia 15, o Grupo Doce Harmonia ministrará uma oficina de prática e ensino coletivo da Flauta Doce, com a participação de flautistas de idades e níveis variados. Ao fim da oficina o grupo fará um concerto no teatro da Universidade local, com repertório de músicas brasileiras eruditas e populares. No dia 15 haverá outro concerto do grupo, para divulgação da música brasileira e lançamento dos CDs produzidos pelo grupo.



Agradecemos à organizadora e flautista Heliana Corrêa, a qual está preparando os eventos e dando toda a atenção para que possamos participar de tudo. Mais informações podem ser obtidas com ela, através do email vientosquesuenan@gmail.com.



Para a viagem do conjunto, contamos com a parceria da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, através do projeto Música Minas, como iniciativa do Governo de Minas.

3 comentários:

  1. Que maravilha!!
    Parabéns e sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  2. Agradezco en nombre de la Inspección Nacional de Educación Musical, la presencia de este hermoso grupo que nos deleito con sus obras, en el 1er Encuentro Nacional de Flauta Dulce de las Escuelas de Música pertenecientes al Consejo de Educación Inicial y Primaria de Uruguay.
    Felicitaciones!!! Un fuerte abrazo para todos!!
    Stella Larteguy Loarche.

    ResponderExcluir
  3. Muchas Gracias María Stella!!!
    Foi um prazer estar no Uruguai, com pessoas tão atenciosas e simpáticas como vocês! esperamos que o encontro se repita e que esteja cada vez maior e com mais força!
    abraços do Grupo Doce Harmonia!

    ResponderExcluir