O projeto Doce Harmonia foi elaborado e implantado no ano de 1996, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) em Uberlândia pelas professoras Alice Pereira Pacheco e Maria Tereza Borges Rezende e propõe um trabalho com crianças e adolescentes, hoje também com alunos da 3° idade, que com pouco tempo de aprendizagem no instrumento flauta doce são convidadas à prática de conjunto, priorizando o crescimento global do educando sem obter resultados imediatos. Além do encontro semanal, momento no qual se pratica a música em conjunto, procura-se oferecer aos integrantes do projeto oficinas de Flauta Doce na escola e mesmo em outras cidades, palestras, participações em concursos, assim como oportunidades para apresentações em público do repertório trabalhado, na Escola e comunidade.

A idéia de um projeto na área de prática de conjunto surgiu da experiência pessoal das autoras no ensino coletivo de Flauta Doce em duas escolas de ensino regular na década de 80.

A partir de 2006 o projeto Doce Harmonia, conta com a aprovação da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a participação da professora Maristela Alvim, (regente do grupo).Em 2007 foi possível realizar a gravação de um DVD, e em 2009 foram gravados em estúdio e lançados mais dois CD´s.

Em 2010 o projeto Doce Harmonia completa 14 anos de muito sucesso. Isto se deve à adesão dos alunos da área de Flauta Doce, ao entusiasmo, à dedicação das professoras envolvidas e principalmente o apoio da direção ( 1996 à 2008 ) do CEMCPC e da secretaria de Estado de Educação. O Objetivo essencial deste projeto, alcançado plenamente, é envolver o aluno com a música, com a Flauta Doce e com o Conservatório.

..

sábado, 30 de junho de 2012

Resumo - VIII Semana da Flauta Doce de Uberlândia

Aconteceu entre os dias 11 a 15 de Junho, no Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia, a oitava edição da Semana de Flauta Doce!!! o evento, coordenado pela área de Flauta Doce do Conservatório e pelo Grupo Doce Harmonia, contou com a realização de duas atividades principais: Uma oficina de construção de flautas escolares didáticas, ministrada pela professora convidada Heliana Corrêa, de Montevidéu no Uruguai; e a Oficina e espetáculo "Ciranda das Flores", coordenada pela professora Cláudia Freixedas, de São Paulo.


A oficina de construção e Flautas Doces aconteceu na tarde do dia 11, e contou com a participação de alunos e professores de Flauta. As atividades consistiram na montagem de uma Flauta a partir de materiais comuns, como cartolina e cola, com o objetivo de se descobrir mais sobre a estrutura do instrumento e também desenvolver capacidades criativas e lúdicas através da música.

A professora e flautista Heliana Corrêa teve muito a contribuir e trouxe muitas novidades e aprendizados aos participantes. Ao final da oficina, as flautas já estavam tocando! O conjunto e a área de Flauta Doce agradece muitíssimo pela presença cativante e a maravilhosa contribuição dada pela professora Heliana!
Prof. Heliana





Testando as flautas



A oficina "Ciranda das Flores" aconteceu entre os dias 13 e 15 de Junho, e foi coordenada pela professora Cláudia Freixedas. A oficina contou com alunos e professores de todas as idades, que se reuniram para executar obras em conjunto e se apresentarem juntos no espetáculo.

O tema central do repertório eram as flores, com músicas diversas relacionadas elas. O espetáculo final foi maravilhoso, e contou com a participação do Grupo Doce Harmonia para o lançamento do CD "Canções Brasileiras". Os pais dos alunos ficaram muito contentes com o resultado, e os participantes se encantaram com o trabalho desenvolvido!






Profesoras e Cláudia Freixedas

Apresentação do Grupo Doce Harmonia


Os organizadores e os participantes agradecem pela presença das professoras convidadas e também aos apoiadores do projeto, que contribuiram para que as atividades acontecessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário